quinta-feira, 13 de agosto de 2015

APRENDENDO A AVENTURA DE VIVER

Livro: SIMPLES DEMAIS- a.Timothy R.Jennings
Este autor é psiquiatra e orador conhecido nos Estados Unidos. Tem tratado milhares de pacientes e realizado amplas pesquisas sobre a relação entre o cristianismo e a psiquiatria.
À medida que leio, vou destacando alguns tópicos que acho importante para reflexão.
Vem comigo....
"Sentado ali, ouvindo, eu me senti muito impotente. Queria ajudá-la, responder suas perguntas, remover- lhe a dor. Mas não tinha respostas. Tudo o que eu podia fazer era ouvir. Eu não possuía nada de substancioso para oferecer - e isso me enraiveceu. Foi então, nesse momento, que resolvi encontrar respostas reais, que trouxessem cura genuína, a fim de que eu pudesse oferecer algo para ajudar a aliviar a dor. Este livro é o resultado dessa busca.
1. O PODER DA CRENÇA
A mente é um super computador bioelétrico intrincadamente complexo.
O sistema operacional é instalado/instalado durante a infância e passa por modificações constantes ao longo da vida. A linguagem que usamos, o Deus que adoramos, nossos valores, crenças, moral, como brincamos e interagimos com outros - tudo faz parte desse complexo sistema operacional.
A fonte de energia para o cérebro é o sangue, que leva os nutrientes e carrega embora o refugo. Se algo interfere no infalível e coerente fluxo sanguíneo ou se o próprio sangue não é saudável, então a função do cérebro é prejudicada. Compreender este princípio nos ajuda a reconhecer os benefícios de um estilo de vida saudável.
14/08/2015 - A HIERARQUIA DA MENTE Enquanto apenas poucos psiquiatras consideram a integração da espiritualidade com a psiquiatria, a medicina geral tem desenvolvido uma abertura maior no sentido de focalizar questões espirituais.
As faculdades mais elevadas que possuímos são as que mais diretamente refletem a imagem de Deus, aquelas a que muitos se referem como a "natureza espiritual", as quais Deus pretendeu que nos governassem. A natureza espiritual não é uma entidade etérea, mística, vaporosa, que entra no corpo ou sai dele. Consiste daquelas qualidades e aptidões que nos fazem mais semelhantes a Deus, mais conformes à sua imagem.
17/08/2015 - A capacidade de raciocinar.
A mais elevada faculdade da nossa mente é a capacidade de raciocinar - pensar, ponderar evidências e então tirar conclusões. Capacita-nos à contemplar e entender.
Deus planejou a consciência -  ... Como os seres humanos não possuem conhecimento infinito, a razão, apenas, não é suficiente para um discernimento saudável ou a tomada de decisões. Como auxílio adicional, portanto,  Deus planejou que a consciência trabalhasse juntamente com a razão. A consciência é o olho espiritual. É a faculdade mediante a qual o Espírito de Deus se comunica diretamente conosco, aquela que "ouve" a voz de Deus falando suavemente.
19/08/2015 - pág. 24 "... Assim como a nossa visão física pode adoecer, o mesmo acontece com a consciência.
... A consciência pode ficar enferma e doentia, levando as pessoas a experimentar impressões distorcidas ou mesmo fantasiosas.
Pág. 26 - Deus planejou que a razão e a consciência atuassem conjuntamente, para que houvesse um discernimento saudável, bem como uma tomada de decisão válida. Quando a razão funciona sozinha, sem a consciência, é possível desenvolver teorias muito intelectuais.... Tendo aparência de sabedoria, mas negando a existência de Deus e dos princípios do seu governo.
Para que haja escolhas saudáveis, a razão deve contar com a mão restritiva da consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário